A Tatra é um fabricante de veículos com sede em Kopřivnice, República Checa. A empresa foi fundada em 1850 com a denominação Nesselsdorfer Wagenbau Fabriksgesellschaft, um fabricante de vagões de transporte, e produziu o primeiro automóvel da Europa Central em 1897, o Präsident. Em 1919, a empresa mudou o seu nome para Tatra, designação inspirada nas montanhas Tatra. A Tatra é a "terceiro construtor de automóveis mais antigo do Mundo, depois da Daimler-Chrysler, Daimler Mercedes Benz e Peugeot.Ignác Šustala (1822 -1891), fundador da empresa em Kopřivnice, Nesselsdorf, Moravia, iniciou a produção desenhando veículos para cavalos em 1850. Em 1891, foi transformada em fábrica de vagões e passou a chamar-se Nesselsdorfer Wagenbau - Fabriksgesellschaft e o empregado Hugo Fischer von Roslerstam foi nomeado director técnico em 1890. Após a morte de Šustala, von Roslerstam assumiu o executivo da empresa e em 1897 e comprou um automóvel Benz. Usando a inspiração de Benz para a empresa, a Tatra fez o seu primeiro carro, o Präsident, que foi exibido em 1897, em Viena. Depois de serem obtidos investimentos para mais carros e sob a direcção de um novo jovem engenheiro chamado Hans Ledwinka (1878-1967) melhoraram-se dez carros e foram feitas experiências e transformações em outros dez.
O primeiro carro a ser totalmente projectado por Ledwinka saiu em 1900. O Tipo A, com motor na traseira atingia os 2714 cc e uma velocidade máxima de 40 km/h. Seguiu-se o Tipo B. com motor central, em 1902, mas em seguida Ledwinka deixou a empresa para concentrar-se no desenvolvimento de motores a vapor. Voltou em 1905 e projectou um carro completamente novo, o Type S, com motor de 3308 cc e 4 cilindros. A produção foi mal recebida pelos potenciais compradores e em 1912, após 23 semanas de greve, Hugo Fischer von Roslerstam deixou a empresa.
Depois da I Guerra Mundial, Nesselsdorfer Wagenbau foi renomeada para Kopřivnice Vozovka e em 1919 o nome Tatra foi dada à linha de automóveis. Leopold Pasching assumiu o controle e Hans Ledwinka, mais uma vez, retornou, em 1921 para desenvolver o revolucionário Tatra 11. O novo carro, lançado em 1923, contou com uma espinha dorsal e tubo rígido com oscilantes semi-eixos na retaguarda e suspensão independente. O motor, dianteiro era um a ar refrigerado de dois cilindros e 1056 cc. Foi substituído em 1926 pelo semelhante T 12, que já apresentava travões nas quatro rodas. O maior desenvolvimento em 1926 foi o T 17 com um motor de 1930 cc refrigerado a água, de seis cilindros e suspensão totalmente independente.Em 1927 a empresa foi formalmente renomeada como Tatra.
A Tatra especializou-se em carros luxo de técnicas avançadas, culminando com a instalação de um OHC de 6 litros V12 em1931. Na década de 1930, sob domínio da Áustria, o engenheiro Hans Ledwinka e seu filho Erich, são protegidos por tarifas elevadas cobradas aos carros estrangeiros. A Tatra começou a construção de um edifício avançado, racionalizando o fabrico de carros, começando com o grande Tatra T77, em 1934, a primeira produção no Mundo de um automóvel aerodinâmico. O fastback T77 apresentava um coeficiente de 0,212 aerodinâmico, uma proeza ainda raramente apresentada por automóveis modernos. Aconteceu, o mesmo com quase todos os modelos posteriores dos grandes "Tatras", com um motor traseiro V8 refrigerado a ar, tecnicamente muito sofisticado para a época.
Ledwinka discutiu as suas idéias com Ferdinand Porsche, que usava muitas características conceptuais da Tatra no Kdf-Wagen de 1938, mais tarde conhecido como o VW Carocha. A cópia foi particularmente evidente quando comparada com o pequeno Tatra o T97, um modelo com motor traseiro, refrigerado a ar e com motor e a carroceria arredondada de estilo do VW Carocha. A Tatra iniciou imediatamente uma acção legal, mas o assunto não foi resolvido até 1961, quando a Volkswagen foi condenada a pagar 3.000.000 de marcos alemães por danos.
Após a 1938, com invasão da Checoslováquia pela Alemanha, a Tatra continuou a produção, em grande parte porque os alemães apreciavam os carros checos. Na verdade, o Tatra ficou conhecido como a Arma Secreta Checa, quando vários funcionários germânicos morreram ao volante dos Tatra, o que motivou a decisão de proibir os oficiais alemães de conduzirem Tatras.
A fábrica foi nacionalizada em 1946, quando o Partido Comunista chegou ao poder na antiga Checoslováquia. Embora a produção de modelos da pré-guerra II Guerra Mundial continuassem, avançou-se para um novo modelo, o Tatra T600 Tatraplan. O nome do carro comemorava a nova economia planificada comunista e entrou em produção em 1947. Em 1951, o departamento de planeamento do Estado decidiu que o Tatraplan deveria ser construído pela fábrica de automóveis Skoda de Mladá Boleslav, deixando a Tatra livre para concentrar-se em camiões, autocarros e equipamentos ferroviários.
Apenas três anos mais tarde, no meio de muita insatisfação entre os oficiais pela má qualidade patenteada pelos carros importados da Rússia, foi novamente dada a permissão à Tatra para produzir um carro de luxo, o famoso Tatra T603. Este novo modelo era um justo sucessor dos automóveis da marca. Era propulsionado por um motor V8 traseiro, refrigerado a ar e tinha a marca da empresa na silhueta aerodinâmica.
Excepcionalmente, o Tatra T603 apresentava três faróis e os primeiros protótipos tinham uma central na traseira para a estabilização eléctrica. Esta, porém, foi retirada quando se iniciou a produção. Equipados com estilo e uma espessura de cromagem de excelente qualidade, o Tatra T603 teve incrível procura em 1955.
Os Tatra, no entanto, não eram para todos; os cidadãos normais não poderiam comprá-los. Estes carros foram reservados para o de Partido, elite e funcionários comunistas, presidentes de fábricas e outros oligarcas, bem como foram exportados para a maioria dos países comunistas como viaturas oficiais. Fidel Castro teve um Tatra T603 branco, personalizado equipado com ar condicionado.
Os Tatra T603 foram construídos até 1975, reinando durante vinte anos como o melhor carro do mundo comunista.
O T603 apareceu em 2005 num filme em que o carro parecia o antigo Chrysler Imperial.
Em 1968 foi desenvolvido um substituto: o Tatra T613. Foi desenhado em Itália como estilo pela casa "Vignale" e apresentava uma forma mais moderna e menos arredondada. A carroceria e os motores eram novos. O modelo vinha equipado com um motor de maior volume (3495 Cc) e uma potência de 165 bhp. Além disso, tinha sido um pouco deslocado para a frente para melhorar o equilíbrio. Estes automóveis foram construídos em cinco séries e várias modificações até 1996.
Com as encomendas e a produção quase num impasse depois da queda do comunismo, a Tatra decidiu parar de construir o Tatra T613 em 1996. Ainda foi feita uma tentativa para produzir uma versão actualizada, o Tatra T700, que foi em grande parte baseado no velho carro, embora com algumas modificações no design, nos painéis e nos detalhes. As vendas, contudo, eram pobres e em 1999 a Tatra abandonou a fabricação destes automóveis.
Durante a história da produção da Tatra se produziu 90.000 veículos.
No momento, a Tatra concentra-se na produção de camiões.
Nos Estados Unidos da América a Terex Corporation adquiriu a maioria das acções (71%) da Tatra, no final 2003. No entanto, e a partir de finais 2006, a maioria das acções (80,51%) estavam nas mãos da Tatra sro Holdings, um consórcio internacional composto pela Vectra Limited do Reino Unido, Sam Eyde dos Estados Unidos da América, KBC Private Equity da Bélgica, Meadowhill sro da República Checa e de Ronald Adams dos Estados Unidos da América. Em 15 de Dezembro de 2006, foi assinado um contrato entre a Tatra e a República Checa para 556 camiões no valor de US $ 130.000.000 Dólares, ou 2.600.000.000 Coroas Checas. Este contrato foi assinado para a substituição dos veículos militares mais antigos.
Em Abril de 2007 a Tatra anunciou que já tinha ultrapassado a sua produção de 2006 e produziu 1.600 veículos. Em 2007 os planos da Tatra concentraram-se em produzir entre 2300 e 2500 veículos. Em contraste com anos anteriores, a Tatra aumentou o número de empregados nos últimos dois trimestres. Além disso, invertou os erros anteriores e está a crescer novamente. Embora tenha havido muitas lutas na década passada, a empresa continua a ser um dos grandes orgulhos da indústria Checa e revelou-se um valioso trunfo para engenharia internacional.
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