Na sua sexta época de competição na Fórmula 1 a Red Bull venceu os dois grande-prémios disputados até ao momento, Austrália e Malásia, ambos com o piloto Sebastien Vettel ao volante do RBR-Renault RB7. A equipa austríaca fundada em 2005 e sediada em Milton Keynes, Inglaterra, comprou os activos da Jaguar Racing, em 2004, adquiriu uma fábrica e iniciou o seu primeiro projecto, o RB1. David Coulthard foi contratado para liderar a equipa na estreia em pista no Grande Prémio da Austrália, em 2005, com o lendário motor Cosworth. A nóvel equipa terminou essa temporada no sétimo lugar no Campeonato de Construtores.
No ano seguinte a Red Bull optou pelos motores Ferrari e sentiu o gosto da primeira subida ao pódio com o RB2. A equipa foi-se reforçando com engenheiros e designers experimentados, nomeadamente Adrian Newey, já titulado por seis vezes em Mundiais de F1.
O RB3, já desenhado por Adrian Newey, trocou novamente de motorização, optando agora pelos Renault, conseguindo um 3º lugar no GP da Europa e um 5º lugar no Mundial de Construtores. O ano de 2008 começou bem com seis lugares pontuados consecutivos, um pódio no GP do Canadá e um resto de temporada muito abaixo das expectativas iniciais.
Em 2009, o RB5 começou a colher os resultados da evolução da Red Bull na Fórmula 1. A contratação do jovem Sebastian Vettel terá sido determinante para uma ascenção meteórica de ambos. No Grande Prémio da China, a Red Bull conquistou a sua primeira pole-position, a sua primeira vitória e a sua primeira dobradinha, através de Vettel, o vencedor, e Mark Webber. A equipa foi vice-campeã mundial somente atrás da Brawn GP, fruto de mais duas dobradinhas em Inglaterra e Alemanha, mais três vitórias no Japão, Emirados e Brasil.
Na temporada transacta a glória foi completa com os títulos mundiais para Sebastien Vettel e o de Construtores. Este ano a equipa está lançada com duas vitórias nos dois primeiros GP's.
Engine: | Renault engine RS27 - 2011 |
Cylinders: | 8 |
Capacity: | 2400CC |
Max rpm: | 18,000rpm |
Number of Valves: | 32 |
Vee Angle: | 90 degrees |
Power Output: | Not Disclosed |
Engine construction: | Cylinder block in cast aluminium |
Engine management: | FIA (MESL) standard control unit TAG310B |
Oil: | Total Group |
Weight: | FIA minimum weight of 95kg |
CHASIS
Composite monocoque structure, designed and built in-house, carrying the Renault V8 engine as fully stressed memberTRANSMISSION
Seven-speed gearbox, longitudinally Mounted with hydraulic system for power shift and clutch operation. AP Racing clutchSUSPENSION
Front: Aluminium alloy uprights, carbon-composite double wishbone with springs and anti-roll bar, Multimatic dampersRear: Aluminium alloy uprights, carbon-composite double wishbone with springs and anti-roll bar, Multimatic dampersBRAKES
Brembo calipers, Brembo carbon discs and padsELECTRONICS
FIA (MESL) standard control unitFUEL
Total Group
Wheels | OZ Racing |
Front: | 12in x 13in |
Rear: | 13.7in x 13in |
Tyres: | Pirelli |
Brakes: | Brembo |
O RB7 que voa para a RED BULL
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