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sábado, 26 de fevereiro de 2011

O LUSITO nasceu e morreu em Tondela


Lusito
O AGB LUSITO foi aprovado pela Direcção-Geral de Viação...

O LUSITO nasceu em 1954, em Tondela, construído pela AGB, iniciais do seu "progenitor", António Gonçalves Baptista. Era um veículo compacto de dois lugares, uma tendência muito em voga no pós-II Guerra Mundial, com características técnicas muito interessantes: 1 cilindro, 360c.c. e 6 cv de potência. 
O protótipo de António Gonçalves Baptista conseguiu ser homologado pela Direcção-Geral de Viação, passando a circular a matrícula IG-20-93, depois de rigorosos testes, que registaram no seu seu relatório final: "[O carro] demonstrou estabilidade e mobilidade suficientes. Somente a comodidade se encontra prejudicada com vibrações que variam com o regime de rotação do motor".
António Gonçalves Baptista procurou alguém com capital suficiente para desenvolver o projector e iniciar a produção em série mas o tradicional receio português de apostar numa cartada à partida arriscada abortou a iniciativa.  O destino, porém, ainda lhe deu algum alento quando o LUSITO parou com um problema mecânico, em Porto de Mós, e por coincidência o engenheiro Monteiro Conceição passava por ali, viu o carro, assistiu-o e interessou-se pelo pequeno automóvel e propôs sociedade a Baptista, fundando ambos o IPA.
Projectou-se uma fábrica para Tondela, a Santa Cruz, com uma secção equipada com maquinaria para construir 100 carros numa primeira fase de lançamento publicitário e havia inclusivamente 40 encomendas apalavradas de clientes interessados em adquirir o AGB LUSITO descendente do matriculado IG-20-93 que ainda percorreu 50.000 kms pelas estradas portuguesas.
O projecto, no entanto, esvaiu-se quando alguém que prometera suporte financeiro voltou com a palavra atrás e o sonho desvaneceu-se para sempre. Foi pena
...e ainda percorreu 50.000 kms nas estradas portuguesas

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