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domingo, 27 de fevereiro de 2011

MG CANELAS - o "ferrari" português


O belíssimo design do MG CANELAS fez furor no estrangeiro
O MG CANELAS foi um dos carros mais interessantes produzidos em Portugal. O carro, construído por José Jorge Canelas, entre 1952 e 1954, demonstrou uma tal singularidade que a imprensa estrangeiras acorreu ao nosso país para apreciar este fenómeno automobilístico e saiu de cá depois de tecer os mais rasgados elogios à criatividade nacional. Apesar de ter sido feito a partir de um MG, a verdade é que toda e qualquer semelhança com o veículo que lhe deu origem terminava naquelas duas letras da mítica marca britânica.  José Jorge Canelas foi deveras imaginativo, optou por um chassis tubular idealizado por ele próprio e utilizou um tipo de material fora do vulgar, aço cromo-molibdénio, sendo toda a estrutura soldada nas instalações das Oficinas Gerais Material Aeronáutico, nos Olivais, com um peso final bastante interessante de 550 kgs.
O motor instalado no MG CANELAS foi trabalhado de um MG de 4 cilindros com uma cilindrada de 1500 c.c., desmontado, remodelado e reconstruído com muito menos peso  e uma potência na ordem dos 95 cv, que lhe permitia atingir os 195 km/h.
Enquanto José Jorge Canelas se dedicava à mecânica do carro, um seu amigo, António Andrade, empenhava-se no desenho da carroceria, empenhando-se em encontrar soluções estéticas criativas mas funcionais, como as tomadas de ar para arrefecimento dos travões dianteiros e traseiros, tal como das cubas dos carburadores SU e uma outra colocada sobre o guarda-lamas direito para admissão do motor, uma silhueta que lhe conferia uma personalidade extremamente atractiva, podendo ser considerado o "ferrari" português.
A primeira prova em que o MG CANELAS participou realizou-se no Circuito de Monsanto, em 1954, tendo terminado na sétima posição. Em 1956, na Boavista, o MG CANELAS conquistou sua melhor classificação numa prova de pista, um excelente  5º lugar, atrás de três imbatíveis Porsche Spyder 1500 conduzidos por Filipe Nogueira, Seidel e Lautenschlager  e de um outro automóvel português, o OLDA de Joaquim Correia de Oliveira.

A elegante traseira do MG CANELAS




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