Kaiser Virginian
Em 09 de agosto de 1945 a Kaiser-Frazer Corporation foi formada, nos Estados Unidos, na sequência de uma parceria liderada por Joseph Frazer e Henry J. Kaiser. Kaiser fez fortuna na construção civil, sendo notável a sua participação na construção da gigantesca Barragem Hoover, em plena Grande Depressão e nos navios de carga Liberty Ships construídos sem série durante a II Guerra Mundial. Frazer tinha sido mecânico na Packard, marca que controlava a Willys-Overland, e, finalmente, assumiu a direcção da Graham-Paige Motor Corporation. O objectivo da Kaiser-Frazer foi entrar na concorrência dos dois grandes segmentos do mercado automóvel: o superior e o inferior. Esta decisão significava ir contra os gigantes General Motors, Ford e Chrysler e outras empresas pequenas, mas bem conhecidas, tais como a Packard, Studebaker, Nash e Hudson.
Kaiser-Frazer Henry J
Como se tratava de uma nova empresa, os veículos tiveram que ser construídos a partir do zero. Houve experiências com tracção dianteira e vários outros componentes mecânicos de vanguarda, mas o par Kaiser-Frazer decidiram apostar na solução tradicional com motor dianteiro e tracção traseira. A aposta nesta concepção tradicional foi tomada depois de se depararem com inúmeros problemas de transmissão e com o desenho das rodas dianteiras. O autor do design foi Darrin "Dutch" Howard, de Santa Monica, conhecido pelo 'Holandês', que desenhou assentos amplos e um bom espaço para as pernas dos passageiros, o que conferia ao carro um ambiente interior confortável. Darrin Howard já tinha experiência de projectista ao trabalhar para a Packard e a Studebaker.
Kaiser Virginian 52
O carro era propulsionado por um motor de válvulas laterais de seis cilindros produzindo 100 cavalos de potência. As modificações no motor Continental Red Seal teve inicialmente problemas com a qualidade que mais tarde foram resolvidos após a Kaiser-Frazer começarem a fabricá-los sob licença, em 1947.
Em Janeiro de 1946 os primeiros dois veículos estavam prontos para ser exibidos ao público. Em Junho de 1946 a produção iniciou-se a todo o vapor, produzindo carros que mais tarde foram introduzidos como modelos 1947. Durante o primeiro ano foram vendidos mais de 139.000 automóveis. Os automóveis Kaiser Frazer caracterizavam-se pelas pequenas riscas e as suas grelhas como imagem de marca. Ambos os modelos (46 e 47) foram bem recebidos e venderam-se muito bem. Os 1.948 veículos de 47 eram semelhantes aos do ano anterior apenas com algumas modificações. As vendas continuaram em alta.
Kaiser Manhattan 53
Em 1949 e 1950 as vendas começaram a cair. Isso deveu-se, em parte, não só em virtude das mudanças no mercado mas também com o aumento da concorrência. Muitos fabricantes foram introduzindo novos modelos que variavam em tamanho, características, componentes mecânicos e tecnologia. A linha dos automóveis Kaiser-Frazer precisava de ser atualizada para permanecer actualizada. Darrin, com a ajuda de Duncan McRae, modificou a imagem dos automóveis Kaiser-Frazer, em 1951. O desenho era moderno, sensacional, elegante e impulsionou as vendas até aos 230.000 exemplares em 1951. Neste mesmo ano apenas se fabricaram 152 Frazer Manhattan Hardtops, tornando-os extremamente raros para os padrões de hoje. A quebra das vendas originou o colapso da parceria Kaiser-Frazer devido a um desacordo e Frazer retirou-se da empresa. Este foi o último ano em que o nome Frazer foi exibido num veículo. Para 1952, o modelo Manhattan, originalmente concebido como Frazer foi apelidado unicamente com o nome Kaiser.
Kaiser-Darrin 54
De 1947 até 1951 a Kaiser-Frazer Corporation produziu os veículos nos Estados Unidos, em Willow Run, Michigan, mas em 1952 os carros estavam a ser fabricados em Toronto, no Canadá.
O par de Kaiser-Frazer encetou a primeira tentativa no pós-guerra em optar por pilares e 'capota conversível' nos seus veículos, antecipando-se à General Motors no mercado por dois meses.
Em 1952 as vendas caíram para pouco mais de 57.000. Em 1953 apenas 46.398 veículos foram produzidos. A quebra deveu-se a várias razões, principalmente a falta de potência adequada dos seus motores. Kaiser não tinha um motor de oito cilindros e estava abaixo do desempenho dos seus concorrentes. Em 1954, a Kaiser instalou um compressor,o que elevou a potência para os 140 cavalos, mas isso não foi suficiente para cativar o público. As vendas situaram-se apenas um pouco acima das 10.000 unidades.
Kaiser Manhattan 55
Alimentado por um propulsor de 90 cavalos, 161 polegadas cúbicas de cilindrada e o motor de seis cilindros, o Kaiser-Darrin foi criado para competir com o Chevrolet Corvette no mercado crescente de carros desportivos. O Kaiser-Darrin foi concebido por Darrin. A maior novidade, incomum para a época, do Kaiser-Darrin era o corpo de fibra de vidro, três posições para a capota conversível e portas de correr que desapareciam nos guarda-lamas dianteiros quando abertas. Em 1954, único ano de produção deste modelo, apenas uns meros 435 carros foram construídos, além dos seis protótipos pré-produção.
Em 1955, depois de 735.000 mil veículos construídos,a Kaiser cessou a produção de automóveis nos Estados Unidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário