Hamilton bateu Vettel tacticamente
A McLaren foi criada em 1963 pelo piloto neozelandes Bruce McLaren, que faleceu num acidente em Goodwood, em 1970, aos 33 anos.
A McLaren continuou por ter uma boa estrutura de mecânicos, técnicos, pilotos. Teddy Mayer dirigiu a equipa por uma década, após a morte de Bruce. Ron Dennis então assumiu a direção da Mclaren, onde esteve por quase 30 anos, retirando-se em 2009.
]1984-1993 Tempos de ouro
Entre 1984 e 1993 ocorreram os tempos de ouro McLaren pelos ótimos resultados obtidos. Porém, durante 1994-1997 a equipe não rendeu o esperado, somente voltando a ser competitiva ao seu verdadeiro nível em 1998, vencendo também o campeonato de 1999. No período de domínio da Ferrari, de 2000 a 2004, a equipe inglesa foi a que chegou mais perto de superar a rival, com a excelente performance de Kimi Raikkonen, chegando pertíssimo do titulo mundial em 2003.
DÉCADA DE 2000
O modelo MP4/21 teve alguns problemas em 2006, acabando a temporada em 3º lugar com 110 pontos.
Em 2007, a escudeira viu-se envolvida num caso de espionagem industrial envolvendo Mike Coughlan (Projetista chefe da McLaren, afastado) e Nigel Stepney (Ex-chefe dos mecânicos da Ferrari). Devido às evidências, a McLaren foi punida com a perda de todos os pontos conquistados no Mundial de Construtores de 2007 e com uma multa de $100 milhões de dolares. Os pilotos, porém, não sofreram nenhuma punição.
Em 16 de novembro de 2009, a montadora alemã Mercedes-Benz anunciou a venda da sua parte da equipa e a compra da Brawn GP, passando a ter sua própria equipa a partir de 2010: a Mercedes GP. Apesar da venda das acções que detinha da McLaren, a Mercedes vai continuar fornecendo motores para a escuderia por mais seis anos.
CLASSIFICAÇÃO:
1.º Lewis Hamilton (Grã-Bretanha/McLaren-Mercedes), 1:36.58,226 horas
2.º Sebastian Vettel (Alemanha/Red Bull-Renault), a 5.198s
3.º Mark Webber (Austrália/Red Bull-Renault), a 7.555s
4.º Jenson Button (Grã-Bretanha/McLaren-Mercedes), a 10s
5.º Nico Rosberg (Alemanha/Mercedes), a 13.448s
6.º Felipe Massa (Brasil/Ferrari), a 15.840s
7.º Fernando Alonso (Espanha/Ferrari), a 30.622s
8.º Michael Schumacher (Alemanha/Mercedes), a 31.026s
9.º Vitaly Petrov (Rússia/Lotus-Renault), a 57.404s
10.º Kamui Kobayashi (Japão/Sauber-Ferrari), a 1:03.273m
11.º Paul di Resta (Escócia/Force India-Mercedes), a 1:08.757m
12.º Nick Heidfeld (Alemanha/Lotus-Renault), a 1:12.739m
13.º Rubens Barrichello (Brasil/Williams-Cosworth), a 1:30.189m
14.º Sébastien Buemi (Suíça/Toro Rosso-Ferrari), a 1:30.671m
15.º Adrian Sutil (Alemanha/Force India-Mercedes), a 1 volta
16.º Heikki Kovalainen (Finlândia/Team Lotus), a 1 volta
17.º Sergio Perez (México/Sauber-Ferrari), a 1 volta
18.º Pastor Maldonado (Venezuela/Williams-Cosworth), a 1 volta
19.º Jarno Trulli (Itália/Team Lotus), a 1 volta
20.º Jérôme d'Ambrosio (Bélgica/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
21.º Timo Glock (Alemanha/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
22.º Narain Karthikeyan (Índia/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
23.º Vitantonio Liuzzi (Itália/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
MUNDIAL DE PILOTOS
1 | S. Vettel / RED BULL | 68 | ||
2 | Lewis Hamilton / MCLAREN | 47 | ||
2 | Jenson Button / MCLAREN | 38 | ||
4 | Mark Webber / RED BULL | 37 | ||
5 | F. Alonso / FERRARI | 26 | ||
6 | Felipe Massa / FERRARI | 24 | ||
7 | V. Petrov / RENAULT | 17 | ||
8 | Nick Heidfeld / RENAULT | 15 | ||
9 | Nico Rosberg/ MERCEDES | 10 | ||
10 | K. Kobayashi / SAUBER 7 |
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