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segunda-feira, 18 de julho de 2011

NOBLE um rei da velocida britânico




A Noble Automotive Ltd., mais conhecida simplesmente como Noble , é um fabricante britânico de automóveis desportivos fabricante.
A empresa foi criada em 1999 por Lee Noble em Barwell , Leicestershire , para a produção de carros desportivos de alta velocidade. Lee Noble foi o designer-chefe e proprietário da Noble até vender a empresa em Agosto de 2006. Após demitir-se da firma, em Fevereiro de 2008, anunciou o seu novo empreendimento, a Fenix ​​Automotive, em 2009. A empresa  ​​mudou-se então  para instalações maiores em Meridian Business Park perto de Leicester.
Os seus produtos anteriores incluem o GTO M12, M12 GTO-3, M12 GTO-3R e Noble M400 . O M12 GTO-3R e o M400 partilham secções idênticas do chassis  e da carroceria, mas tem pequenas diferenças nos motores e nas suspensões. O modelo M15 apresenta um chassis mais amplo. O corpo e o chassis do Noble é construído pela Hi-Tech Automotive, em Port Elizabeth , África do Sul juntamente com outros super carros. Uma vez concluída a carroçaria esta é  enviada para a fábrica da Nobles, onde são montados os motores, transmissões, etc.
Em 2009, foi lançado o Noble M600, um carro que coloca a marca no segmento dos Hiper Carros. Os motores disponíveis  debitam uma potência de 650BHP  com 4,4 litros de cilindrada e formato V8 turbo. A fibra de carbono torna o carro leve. Estas características visam competir com as históricas marcas  Ferrari  e  Porsche. As entregas aos clientes iniciaram-se em meados de 2010, com um preço de base de GBP 200,000, um custo tão avassaladora como a sua velocidade máxima de 225 mph.
Apenas 220 Noble GTO-3R e M400s foram exportados para os Estados Unidos em versões apenas  disponíveis para o mercado americano. Os direitos de distribuição dos EUA para o M12s e M400s foram vendidos em Fevereiro de 2007 para um grande prémio em Ohio. Devido à grande procura desses carros foi  lançada uma cópia designada chamado Q1 Rossion. 
Noble M10 é um modelo de duas portas e de dois lugares construído apenas como conversível. É alimentado por um motor de 2,5 litros convencional. Foi introduzido no mercado em 1999, mas já não se encontra em produção, tendo sido substituído pelo M12. O M10 é similar em desempenho ao Lotus Elise , em muitos aspectos, e tem uma aparência semelhante ao Toyota MR2 Spyder. 
O M12 tem um habitáculo de aço, uma estrutura de aço e GRP (fibra de vidro).  São carros extremamente leves e rígidos. 
Como o M10 Noble , o M12 Noble é um carro de duas portas, modelo de dois lugares, inicialmente previsto tanto como um coupe e como um conversível. Todos os M12s foram alimentados por motores especialmente afinados de  Ford Duratec V6 turbo.
Noble M12 GTO 2.5L bi-turbo 330 kW bhp/231
Noble M12 GTO-3 bi-turbo 3.0L bhp/242 365 kW
Noble M12 GTO-3R 3.0L bi-turbo 415 kW bhp/262
O arranque dos 0 às 60mph (97 km/h) é feito em 3,7 segundos, como foi publicado na brochura oficial da M12 GTO-3R. 

O M400 é uma variante do M12 e pesa um pouco mais do que o GTO-3R. Debita 425 cv (317 kW; 431 PS) e têm sido confirmadas performances dos 0-60 mph (0-97 km/h) em apenas 3,2 segundos. A revista Car and Driver (Março de 2007) registou um tempo de 0-60 mph de 3,3 segundos e um tempo mph 000-100 de 7,52 segundos. As diferenças mais notáveis ​​do M12 são o uso de pistões forjados, uma barra estabilizadora dianteira, molas mais duras, os  diferentes sistemas anti-choque, pneus Pirelli P Zero, um controlador de velocidades suaves e uma estrutura central ligeiramente mais estreita. O M400 foi projectado para ser um carro excelente em pista e também agradável de conduzir na estrada.

O Noble M14 estreou-se em 2004 no British Motor Show e gerou grande interesse na imprensa ligada ao automobilismo. O  carro foi planeado para competir com o Porsche 911 Turbo e o Ferrari F430 . Baseou-se no chassis do M12, com apenas pequenas modificações: um chassis novo e uma altura interior mais elevada. Após a estreia do carro, Lee Noble decidiu que o carro não era suficientemente diferente do M12/M400 para justificar o aumento de preço. Nobre desenvolveu um novo carro, o M15, a partir do M12 e M14, com alguns componentes comuns.

A produção do M15 foi programada para começar no início de 2006. O Noble M15 tinha a intenção de apelar a um mercado muito mais amplo e competir diretamente com o Porsche 911 Turbo e o Ferrari F430 . Como resultado, o M15 Noble era esperado para ter um número de características não encontradas anteriormente em Noble, como sistema de navegação, controle de tracção, vidros elétricos e ABS . .
Apesar do maior conforto e versatilidade em relação ao anterior modelo, o Noble M15 procurava ser significativamente mais rápido que o M400 nas pistas de corrida. Acelerava dos 0-60 mph (0-97 km/h) em 3,3 segundos e atingia uma velocidade máxima de 185 mph (298 km/h).

A Noble está actualmente a produzir um carro novo com a designação de Noble M600 . O CEO da Noble, Lee Noble , anunciou que o M600 tem um motor Yamaha twin-turbo V8, produzindo 650 cv (485 kW; 659 PS), e irá competir na mesma categoria do Ferrari F430 . Foi construído com uma carroçaria de fibra de carbono e uma caixa de 6 velocidades.
O carro atinge uma velocidade máxima de 225 mph. Os 1.300 kgs de M600 podem acelerar dos 0-62,1 mph (100 km/h) em 3,5 segundos e demoram apenas mais 4 segundos para atingir as 100 mph (160 km/h). Possui mais de 1G de aderência no bloco de derrapagem. Os discos de travões do Noble M600 são de aço. A Noble não vem com ABS ou ASM e TC, que são extras opcionais, tornando o Noble M600 um carro de condução pura. O supercarro britânico  custa cerca de £ 200.000 e apenas 50 são construídos anualmente.



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