Após a II Guerra Mundial, Ferdinando Innocenti enfrentou o trabalho da reconstrução de sua fábrica de tubos de aço sem costura. A fábrica estava situada em Lambratte, Milão, e foi reduzida a escombros e cinzas durante o conflito mundial. Ferdinando percebeu que as necessidades básicas de seu país no pós-guerra eram duas: iniciar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada e proporcionar à população um meio de transporte barato e seguro.
Ferdinando uniu-se ao engenheiro Pierluigi Torre e projectaram um veículo de baixo custo de produção, de reduzida manutenção e com uma protecção superior à de uma motocicleta convencional nas mudanças climáticas, como a chuva, frio, neve, etc. Esse veículo foi a Lambretta.
A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de Modelo UM e tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, com um pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo 123 cc de cilindrada e 4.2 bhp de potência a 4400 rpm. Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o Modelo UM atingia os 33 quilómetros com apenas 1 litro de gasolina, um argumento bastante aliciante numa Itália escassa em combustível. O chassis no qual esta pequena máquina estava montada era um painel tubular, com um plataforma na qual o piloto colocava os pés.
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