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sábado, 23 de abril de 2011

O VW "CAROCHA" NA II GUERRA MUNDIAL


O célebre Kubelwagen da VW da II Guerra Mundial
Em 1939, com a inevitável eclosão de uma guerra na Europa, todos os recursos disponíveis foram destinados ao esforço de guerra alemão. A Volkswagen, anteriormente um grande instrumento de propaganda da capacidade tecnológica alemã, foi rapidamente integrada às ambições militares de Hitler. A produção foi interrompida após fabricação de poucas unidades e a fábrica dedicou-se a produzir veículos de guerra baseados na plataforma do Carocha - usos previstos por Porsche, no seu projecto de fazer a carroceria separada do chassis, e pelo próprio Hitler, que tinha este uso em mente por traz da própria iniciativa em financiar todo o projecto.
Prisioneiros de guerra franceses e russos foram utilizados como mão de obra, atitude que levaria a prisão de Porsche na França, após o final da II Guerra Mundial.
Os veículos produzidos nesta época foram:

O prático anfíbio Schwimmwagen da VW
O KOMMANDEURWAGEN da VW
O HOLZBRENNER da VW movido a lenha queimada
  • Kübelwagen - Versão alemã do futuro jipe americano, era basicamente um Carocha com carroceria angulosa e aberta. O seu nome significa "carro caixote", uma alusão aos bancos simples dos primeiros protótipos do jipe ("Kübelsitzwagen", "carro com assentos de caixote", tipo 62). Foram desenvolvidas versões 4x2 e algumas poucas 4x4, e sua produção estendeu-se até pouco depois da guerra. Cerca de 52.000,00 unidades do tipo 82 foram produzidas.
  • Schwimmwagen - Como indica seu nome (carro nadador), era um carro anfíbio, baseado no Kübelwagen 4x4. Cerca de 14.000,00 unidades foram poduzidas.
  • Kommandeurwagen - Carro utilizado pelos oficiais na África e em algumas partes da Europa. Era basicamente um Kübelwagen 4x4 com a carroceria arredondada do Carocha de uso civil. Existiu nas versões "tipo 82", "83" e "87". Apenas 669 unidades produzidas.
  • Além destes veículos algumas versões civis chegaram a ser produzidas, além de alguns veículos pitorescos, como a versão "Holzbrenner" do Carocha, movida à pirólise (queima) de madeira. A Volkswagen em si também esteve envolvida com projetos mais arrojados e diferentes, como a bomba V2.



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