O primeiro camião VOLVO, Série 1, 4 cilindros e 28 cv
A década de 1920 foi um período em que se registou um evidente progresso na construção de camiões e no domínio dos transportes e a Volvo esteve presente nesse período de reformulação dos veículos pesados.
Nos primeiros anos da década, os camiões eram muito rústicos, geralmente equipados com sistemas de transmissão por corrente e pneus de borracha maciça. Os motoristas passavam martírios ao volante, expostos às variações de temperatura e à inclemência dos elementos.
Quando o primeiro camião Volvo saiu das linhas de produção, em 1928, já tinha pneus de câmara de ar e o motorista abrigado numa cabina inteiramente fechada.
Mesmo nesta fase inicial do desenvolvimento do camião, os Volvo foram construídos segundo um padrão muito elevado em termos de fiabilidade e qualidade, especialmente em comparação aos camiões estrangeiros que não tinham sido projectados para resistir ao rude clima sueco e às rudes estradas suecas.
Nos anos 30, os camiões VOLVO evoluíram de forma notável
Os anos 30 foram uma década de sucesso crescente para a Volvo. Apesar de sua primeira geração de camiões parecer antiquada, a Volvo rapidamente se equiparou com os fabricantes mais famosos da época
A Volvo começou a produzir camiões a diesel, camiões com rodas de aço e camiões com eficientes travões hidráulicos. Os pesados Volvo tornaram-se comuns nas estradas da Suécia e iniciou-se a exportação.
Depois de um começo modesto em 1920, em meados dos anos 30 a Volvo tornou-se o maior fabricante de camiões nos países nórdicos. Nesta década foram produzidos os modelos da série LV, "The Sharpnose", TVA e TVB.
TVA, o 6x4 todo-o-terreno do Exército sueco na II Guerra Mundial
Nos anos 50, o turbo aumentou o poder da Volvo.
Passada a década turbulenta dos anos 40, dominada pela II Guerra Mundial, em que a Volvo construiu diversos veículos militares como o TVA, todo-o-terreno 6x4 para o exército sueco, os anos 50 trouxeram uma grande revolução nos pesados, especialmente com a profusão de veículos de grande capacidade de carga, indispensáveis para uma Europa em reconstrução.
Os motores a gasolina e motores diesel rudimentares de pré-câmara de combustão, foram substituídos por motores a diesel de injecção directa muito mais eficiente. A Volvo foi pioneira do motor turbo, mais poderosos, que permitiam a construção de camiões maiores e mais pesados. .
A introdução das cabinas com beliches e da direcção assistida facilitou a vida aos condutores, aumentando a importância do transporte de camiões.
Os camiões tornaram-se os reis da estrada nos anos 60
Na década de 1960, o camião foi finalmente coroado como o rei de transporte. Isso deveu-se em grande parte à sua flexibilidade e ao facto das infra-estruturas rodoviárias nacionais e internacionais terem melhorado substancialmente, o que permitia deslocações e distribuições mais rápidas. As cabinas de segurança nos camiões certificados pelas entidades oficiais foram lançadas no mercado e os assentos com molas e suspensão de borracha tipo F/COE ofereciam uma grande comodidade e visibilidade aos condutores.
Nos anos 70 os "Globetrotter" correram Mundo
O Globetrotter, não é um modelo especial mas sim uma alcunha para o modelo de topo na gama de longa distância dos camiões pesados Volvo nos anos 70. Tornou-se talvez no maior sucesso na história da Volvo Truck Division / Volvo Truck Corporation. O Globetrotter rapidamente construiu uma reputação como o camião mais luxuosos do mundo, um verdadeiro hotel sobre rodas para os condutores.
A Volvo decidiu fornecer as empresas de transporte com uma cabina no camião em que havia um espaço interior enorme e apetrechada com geladeira, lavatório, WC, cozinha, etc.
O célebre NL10 dos anos 80.
Poucos fabricantes europeus incluíram camiões convencionais N na sua gama de produtos em 1970 e 1980. Em vez disso, esses fabricantes empenharam todos os seus recursos de design para o tipo de caminhão F. Os fabricantes suecos foram a única marca a oferecer caminhões N para uma grande variedade de tarefas.
O FL12 era um autêntico "cargueiro" nos anos 90...
Se a década de 1980 tinha sido a década de sofisticação para o camião, a década de 1990 foi uma década dedicada a considerações ambientais.
Isso levou à integração de soluções de TI, como a Volvo Dynafleet 2.0, que oferece às empresas de transporte e motoristas ferramentas que aumentam a eficiência ea segurança de cada jornada.
A prioridade centrou-se em emissões mais limpas e baixos níveis de ruído, os motores foram reajustados e, em alguns casos, totalmente novos, como o revolucionário Volvo D12.
Os Volvo do novo Milénio.
No início de 2005, a Volvo apresentou seu mais potente modelo de sempre no mercado norte-americano: o VT880. O novo camião foi um prémio destinado principalmente aos clientes mais exigentes, como os proprietários / operadores que vivem nos seus camiões por longos períodos de tempo e que exigem um desempenho muito alto em paisagens montanhosas e com os veículos a deslocarem-se com a carga máxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário