Logotipo do Portaro
O Portaro foi um jipe produzido pela Fábrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal, nas décadas de 70 e 80, com a cooperação da marca romena ARO, que serviu de base à construção do 4x4 português. O jipe de 5 lugares e 2 portas dispunha de um motor Daihatsu de 4 cilindros em linha e 2.496 c.c. de cilindrada, uma caixa de 5 velocidades com tracção traseira permanente e tracção dianteira opcional.
O empresário Hipólito Rodrigues não se atemorizou com o período revolucionário que se vivia em Portugal após o 25 de Abril e negociou com os romenos da marca ARO a produção no nosso país, onde eram montados e acabados os conjuntos chassis, motor, transmissão e a carroceria mais elegante e vistosa que a sua "irmã" romena.
As primeiras unidades do Portaro foram colocadas à venda em 1976 e produziram-se 1000 viaturas elegantes e confortáveis para o mercado nacional e outras tantas para exportação, tendo sido licenciada para circular na Suíça e na Grã-Bretanha, entre outros países
.Para o sucesso nos mercados exteriores contribuiu não só a imagem de robustez e durabilidade dos diferentes modelos como também os êxitos desportivos dos protótipos nas grandes provas internacionais de TT – a Portaro venceu o Paris-Agadir em 1982 e terminou em 10º no Paris-Dakar de 1983.
Em 1990, sem qualquer protecção à indústria nacional, a Portaro fechava as suas portas depois de ter vendido quase 7.000 veículos em território nacional e de ter exportado alguns milhares de unidades.
O jipe pesava 1510 kgs e o motor Daihatsu Diesel desenvolvia uma potência de 70cv e uma velocidade máxima de 112 km/h.
A Portaro registou no seu portfolio os modelos Portaro Campina (misto com caixa de carga), Portaro 280 e Portaro 260.
Portaro para todo o serviço e vencedor desportivo
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