Cartaz com logotipo do GAZ M20 "POBEDA"
O GAZ-M20 "Pobeda" foi um automóvel de passageiros produzidos na União Soviética pela GAZ, de 1946 até 1958, sendo também foi licenciada pela empresa polaca Fabryka Samochodów Osobowych.
O "Pobeda" foi desenvolvida na União Soviética sob a supervisão do engenheiro chefe Andrei A. Liphart. "Pobeda", que significa "vitória" em russo, foi o nome escolhido porque os primeiros testes do modelo foram efectuados em 1943, em Gorki Avto Zavod (GAZ, "Gorky Plant Car"), quando a vitória na II Guerra Mundial começou a parecer provável. As instalações da fábrica foram fortemente bombardeadas, mas o trabalho não foi afectado.
O primeiro protótipo ficou pronto em 06 de Novembro de 1944, e depois de aprovado pelas autoridades o primeiro modelo de produção saiu da linha de montagem em 21 de Junho de 1946. O carro tornou-se um sucesso de produção na URSS e não só. O projecto foi licenciado à fábrica polaca da FSO, em Varsóvia, onde foi construído sob a designação de FSO Warszawa, em 1951. Alguns carros foram também exportados para Pyongyang, na Coreia do Norte.
O "Pobeda" tinha um motor de 2,1 litros, com quatro cilindros em linha, produzindo uma potência de 50 cv (37 kW) e alcançando uma velocidade máxima de 105 km / h (65 mph).
O "Pobeda" foi o primeiro automóvel soviético a exibir pisca-pisca, dois pára-brisa elétricos, aquecimento elétrico, e um rádio AM. O carro chegou a ser um símbolo da vida soviética do pós-guerra e hoje é um item de colecionador muito popular. Foram produzidos um total de 235.997 "Pobeda", incluindo 14.220 descapotáveis.
Em 1949-53, construíram-se14.222 M-20s com 4 portas, descapotável, mas as vendas foram fracas e a GAZ nunca mais se interessou pela produção em massa de um cabriolet.
Em 1955-57, a GAZ introduziu uma nova inovação e fabricou vários milhares com um sistema de tracção às quatro rodas, adaptando-o como veículo militar soviética (GAZ-69) ou para o cross-country de viagem (designado GAZ M-72).
Estaline não simpatizou com o GAZ "Pobeda" exposto no Kremlin
Sem comentários:
Enviar um comentário