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domingo, 12 de junho de 2011

AUDI RD 18 TDI imperial em LE MANS



Audi domina Le Mans
O Audi R18 TDI n.º 2, de Benoît Tréluyer/André Lotterer/Marcel Fassler venceu este domingo a 79.ª edição das 24 Horas de Le Mans, à frente do Peugeot 908 n.º 9 de Pedro Lamy/Simon Pagenaud/Sébastien Bourdais - os dois outros carros da equipa oficial da marca francesa classificaram-se nas posições seguintes.
"Estivemos muito perto, andamos muito rápido, mas acabámos por perder um carro e acabou por não ser possível. Estávamos a tentar chegar à frente, perdemos por pouco, acho que por pouco mais de dez segundos. Eu acabei por não conduzir muito. Gostava de ter conduzido mais, mas foi uma decisão da equipa", afirmou Pedro Lamy, após a corrida.
O carro da Audi era o único da marca alemã em prova depois de dois acidentes violentos que vitimaram os "irmãos" principais.
Entre os portugueses, João Barbosa classificou-se no 10.º lugar com o Lola Honda (LMP2), no qual fez queipa com Bouchut e Tucker.
A equipa de Rui Águas, no Ferrari 458, acabou por abandonar, tal como a formação de Tiago Monteiro, em Pescarolo-Judd.
A única equipa portuguesa em competição, a Quifel-ASM, do piloto Pais do Amaral, já tinha desistido no sábado com o motor partido, após quatro horas de corrida, quando seguia no 10.ª lugar da respetiva categoria (LMP1).
Classificação:
1. Tréluyer-Fassler-Lotterer (França/Suíça/Alemanha), Audi R18 TDI, 355 voltas
2. Bourdais-Pagenaud-Lamy (França/França/Portugal), Peugeot 908, a 13s854
3. Sarrazin-Montagny-Minassian (França), Peugeot 908, a 2 voltas
4. Wurz-Gené-Davidson (Áustria/Espanha/Grã-Bretanha), Peugeot 908, a 4 voltas
5. Panis-Lapierre-Duval (França), Peugeot 908 HDi-FAP Oreca, a 16 voltas
6. Prost-Jani-Bleekemolen (França/Suíça/Holanda), Lola-Toyota, a 17 voltas
7. Ickx-Martin-Leinders (Bélgica), Lola-Aston-Martin, a 27 voltas
8. Ojjeh-Kimber-Smith-Lombard (Arábia Saudita/Grã-Bretanha/França), Zytek-Nissan, a 29 voltas
(1.ª categoria LMP2)
9. Ayari-Mailleux-Ordonez (França/FRança/Espanha), Oreca-Nissan, a 35 tours*
10. Bouchut-Tucker-Barbosa (França/Estados Unidos/Portugal, Lola Honda, a 36 voltas
Vencedores em Le Mans
1974 - Henri Pescarolo / Gérard Larrousse - (Matra MS670C)



O CIRCUITO



O circuito tem uma extensão de 13,650 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca (Maison Blanche) e, principalmente, a recta de Hunaudières com uma extensão de 5 km onde os protótipos mantêm uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos com a instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o facto de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e entre os carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.
O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com oito sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezesseis sucessos. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas permanece imbatido desde 1971, quando o Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h. O recorde de distância foi batido pelo  Audi R15 TDi  em 2010, designado como carro #9, completando um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5,410.713km e quebrando o anterior recorde fixado em 1971 pelo Dr. Helmut Marko e Gijs van Lennep ao volante do Porsche 917, com 5,335.313km. Nessa altura o circuito não tinha chicanes.

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