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quarta-feira, 8 de junho de 2011

KAISER o cometa americano

Kaiser Virginian

Em 09 de agosto de 1945 a Kaiser-Frazer Corporation foi formada, nos Estados Unidos, na sequência de uma parceria liderada por Joseph Frazer e Henry J. Kaiser. Kaiser fez fortuna na construção civil, sendo notável a sua participação na construção da gigantesca Barragem Hoover, em plena Grande Depressão e nos navios de carga Liberty Ships construídos sem série durante a II Guerra Mundial. Frazer tinha sido mecânico na Packard, marca que controlava a Willys-Overland, e, finalmente, assumiu a direcção da Graham-Paige Motor Corporation. O objectivo da Kaiser-Frazer foi entrar na concorrência dos dois grandes segmentos do mercado automóvel: o superior e o inferior. Esta decisão  significava ir contra os gigantes General Motors, Ford e Chrysler e outras empresas pequenas, mas bem conhecidas, tais como a Packard, Studebaker, Nash e Hudson. 

Kaiser-Frazer Henry J


Como se tratava de uma nova empresa, os veículos tiveram que ser construídos a partir do zero. Houve experiências com tracção dianteira e vários outros componentes mecânicos de vanguarda, mas o par Kaiser-Frazer decidiram apostar na solução tradicional com motor dianteiro e tracção traseira. A aposta nesta concepção tradicional foi tomada depois de se depararem com inúmeros  problemas de transmissão e com o desenho das rodas dianteiras. O autor do design foi  Darrin "Dutch" Howard, de  Santa Monica,  conhecido pelo  'Holandês',  que desenhou assentos amplos e um bom espaço para as pernas dos passageiros, o que conferia ao carro um ambiente interior confortável. Darrin Howard já tinha experiência de projectista ao trabalhar para a Packard e a Studebaker.

Kaiser Virginian 52



O carro era propulsionado por um motor de válvulas laterais de seis cilindros produzindo 100 cavalos de potência. As modificações no motor Continental Red Seal teve inicialmente  problemas com a qualidade que mais tarde foram resolvidos após a Kaiser-Frazer começarem a fabricá-los sob licença, em 1947.
Em Janeiro de 1946 os primeiros dois veículos estavam prontos para ser exibidos ao público. Em Junho de 1946 a produção iniciou-se a todo o vapor, produzindo carros que mais tarde foram introduzidos como modelos 1947. Durante o primeiro ano foram vendidos mais de 139.000 automóveis. Os automóveis Kaiser Frazer  caracterizavam-se  pelas  pequenas riscas e as suas grelhas como imagem de marca. Ambos os modelos (46 e 47) foram bem recebidos e venderam-se  muito bem. Os 1.948 veículos  de 47 eram semelhantes aos do ano anterior apenas com algumas modificações. As vendas continuaram em alta.


Kaiser Manhattan 53


Em  1949 e 1950 as vendas começaram a cair. Isso  deveu-se, em parte, não só em virtude das mudanças no mercado mas também com o aumento da concorrência. Muitos fabricantes foram introduzindo novos modelos que variavam em tamanho, características, componentes mecânicos e tecnologia. A linha dos automóveis Kaiser-Frazer  precisava de ser atualizada para permanecer actualizada. Darrin, com a ajuda de Duncan McRae, modificou a imagem dos automóveis Kaiser-Frazer, em 1951. O desenho era moderno, sensacional, elegante e impulsionou as vendas até aos  230.000 exemplares em  1951. Neste mesmo ano apenas se fabricaram  152 Frazer Manhattan Hardtops,  tornando-os extremamente raros para os padrões de hoje. A quebra das vendas originou o colapso da parceria Kaiser-Frazer devido a um desacordo e Frazer retirou-se da empresa. Este foi o último ano em que o nome Frazer foi exibido  num veículo. Para 1952, o modelo  Manhattan, originalmente concebido como Frazer foi apelidado unicamente com o nome Kaiser.

Kaiser-Darrin 54



De 1947 até 1951 a Kaiser-Frazer Corporation produziu os veículos nos Estados Unidos, em Willow Run, Michigan, mas em 1952 os carros estavam a ser fabricados  em Toronto, no  Canadá.
O par de Kaiser-Frazer encetou a primeira tentativa no pós-guerra em optar por pilares e 'capota conversível' nos seus veículos, antecipando-se  à General Motors no mercado por dois meses.
Em 1952 as vendas caíram para pouco mais de 57.000. Em 1953 apenas 46.398 veículos foram produzidos. A quebra deveu-se  a várias razões, principalmente a falta de potência adequada dos seus motores. Kaiser não tinha um motor de oito cilindros e estava abaixo  do desempenho dos seus concorrentes. Em 1954, a Kaiser instalou um compressor,o que elevou a potência para os 140 cavalos, mas isso não foi suficiente para cativar o público. As vendas situaram-se apenas um pouco acima das 10.000 unidades.

Kaiser Manhattan 55


Alimentado por um propulsor de 90 cavalos, 161 polegadas cúbicas de cilindrada e o motor de seis cilindros, o Kaiser-Darrin foi criado para competir com o Chevrolet Corvette no mercado crescente  de carros desportivos. O Kaiser-Darrin foi concebido por Darrin. A maior novidade, incomum para a época, do Kaiser-Darrin era o corpo de fibra de vidro, três posições para a capota conversível e portas de correr que desapareciam nos guarda-lamas dianteiros quando abertas. Em 1954, único ano  de produção deste modelo, apenas uns meros 435 carros foram construídos, além dos seis protótipos pré-produção.
Em 1955, depois de 735.000 mil veículos construídos,a  Kaiser cessou a produção de automóveis nos Estados Unidos.

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