Mensagens populares

quarta-feira, 2 de março de 2011

OLDA - o elegante bólide de ÁGUEDA

OLDA evidenciava um toque de classe

O Olda, de Águeda, surgiu em 1954 e rapidamente conquistou o papel de favorito nas corridas, não só devido à qualidade do projecto como ao excelente nível de condução de Joaquim Correia de Oliveira, piloto e técnico do veículo, e de Ângelo Costa, responsável pela preparação dos motores. Acabava de nascer uma nova marca nacional de automóveis exclusivamente vocacionada para a competição. Denominava-se Olda, contracção de "Oliveira de Águeda", retendo as letras mais importantes para a designação final. O embrião desta nova marca era idêntico ao de outros construtores nacionais, utilizando a base mecânica do Fiat 1100, em particular o chassis e o motor, com grandes transformações. A carroçaria foi efectuada com a colaboração de Ângelo Costa, que esteve envolvido em muitos projectos. Foi construída no Porto, numa pequena oficina situada no Largo do Viriato. Com uma linha de cintura muito baixa, o Olda apareceu pintado num azul metalizado de grande efeito, que contrastava com a generalidade dos outros veículos nacionais. Logo na prova de estreia, a II Taça da Cidade do Porto, no Circuito da Boavista, em 27 de Junho de 1954, terminou na terceira posição atrás de Ernesto Martorell e de Joaquim Filipe Nogueira, ambos em Denzel. A participação do Olda nas competições durou apenas três anos e decorreu entre as épocas de 54 e 56, destacando-se os bons resultados obtidos na Boavista e no Monsanto, e o excelente 2º lugar na classe de 1500, obtido no circuito internacional de Tanger.
O Olda, construído a partir de uma base invertida de um Fiat 1100 e com um motor do mesmo carro, foi propulsionado depois de uma mudança nas regras de limite de cilindrada por um engenho da Simca, de 1290 c.c., aumentando finalmente a sua potência com um motor de um Borgward Isabella TS, de 1493 c.c., de quatro cilindros em linha arrefecidos a água, com 80cv e 165 km/h de velocidade máxima. 
A sua silhueta tinha um "toque" de elegância aeronáutica dos Jaguar e ainda hoje impressiona quem o vê devido às linhas que lhe conferem uma personalidade única.
OLDA-um design agressivo mas muito elegante



Sem comentários:

Enviar um comentário