Mensagens populares

domingo, 8 de maio de 2011

FÓRMULA 1 - VETTEL faz tri na Turquia


Vettel e Webber, dobradinha da Red Bull
Sebastien Vettel (Red Bull-Renault) venceu este domingo o GP da Turquia, 4.ª prova do Mundial de F1, à frente do companheiro de equipa.
Fernando Alonso (Ferrari) completou os lugares do pódio, depois de ter rodado algum tempo no 2.º posto. O espanhol deu o primeiro pódio à escuderia italiana em 2011.
No quarto lugar, já a 40,232 segundos, ficou o inglês da McLaren-Mercedes Lewis Hamilton, que na China tinha interrompido o domínio de Vettel, e ocupa o segundo lugar do Mundial, a 34 pontos do alemão campeão do Mundo, que em Istambul somou o terceiro triunfo da temporada.
Webber, que passou a contar com 55 pontos, destronou do terceiro lugar o inglês da McLaren-Mercedes Jenson Button, que não foi além do sexto lugar - atrás do alemão da Mercedes GP Nico Rosberg.

Vettel começou no automobilismo aos 7 anos, no kart. Em 2004, na F-BMW Alemã, venceu 18 das 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Europeia e passou a despertar interesse da BMW, onde passou a realizar testes. Estreou-se  em 2006 como terceiro piloto da equipa BMW Sauber, participando dos treinos livres para o GP da Turquia. Aos dezenove anos e cinquenta e três dias de idade, tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.
A sua estreia na Fórmula 1 aconteceu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007, quando substituiu o titular Robert Kubica. Na ocasião, Vettel terminou a corrida na oitava posição, conquistando o primeiro ponto da sua  carreira na categoria.
Na  véspera do GP da Hungria de 2007, Vettel foi confirmado como novo piloto da Scuderia Toro Rosso, em substituição do norte-americano Scott Speed, que saiu após desentendimentos com a escuderia. Em 14 de Setembro de 2008 venceu o Grande Prêmio da Itália, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria e também da equipa Toro Rosso. Com esse feito, tornou-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prémio, com vinte e um anos, três meses e oito dias. Marcou outro recorde com somente nove segundos de carreira na Fórmula 1 ao tornar-se  o piloto mais jovem a ser multado pela FIA por uma infracção ao passar do limite de velocidade nos boxes enquanto acedia à pista pela primeira vez. Também foi o mais jovem piloto a pontuar na sua corrida de estreia no GP dos Estados Unidos.
Em 2009, Vettel passa a correr na Red Bull, substituindo David Coulthard, que abandonou no final de 2008.
Em 19 de abril de 2009, no Grande Prêmio da China, conquistou a segunda vitória na categoria e a primeira da equipe Red Bull.
Em 1 de Novembro, Vettel terminou na segunda colocação no Mundial, sendo o mais novo piloto a conseguir tal feito,  logo após sua vitória na estreia do GP de Abu Dhabi, ficando atrás apenas do britânico Jenson Button no campeonato.
Em 19 de novembro de 2009, Vettel foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa"Autosport", em uma votação feita com os chefes de equipe da categoria.
O piloto alemão começou a temporada de 2010 marcando a pole position nas duas primeiras corridas, no entanto, por problemas no carro, acabou por perder a liderança, inclusive sendo obrigado a abandonar na segunda corrida. A primeira vitória na temporada veio na terceira corrida, o Grande Prêmio da Malásia, quando superou o companheiro de equipa  Mark Webber, que chegou em segundo. Em 14 de novembro, Vettel tornou-se o campeão da categoria, após vencer a ultima corrida da temporada, o GP de Abu Dhabi. Vettel tornou-se o campeão mais novo da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias. Vettel também se tornou o 1º piloto da história da Fórmula 1 a ser campeão sem ter liderado o campeonato antes da última prova.
POS PILOTOSPTS
1 S. Vettel / RED BULL93
2 Lewis Hamilton / MCLAREN59
3 Mark Webber / RED BULL55
4 Jenson Button / MCLAREN46
5 F. Alonso / FERRARI41
6 Felipe Massa / FERRARI24
7 Nick Heidfeld / RENAULT21
8 V. Petrov / RENAULT21
9 Nico Rosberg/ MERCEDES20
10 K. Kobayashi / SAUBER8

Sem comentários:

Enviar um comentário