Mensagens populares

sábado, 16 de abril de 2011

RALI DA JORDÂNIA - SOUSA vence SWRC

Ogier e Citroen vencem na Jordânia



Sebastien Ogier foi o primeiro piloto do World Rally Championship a ganhar o máximo de pontos ao vencer os pontos do bónus Power Stage bem como a vitória global.
A Citroën Total World Rally Team recuperou de um atraso de 0,5 segundos para o  rival da Ford Jari-Matti Latvala na etapa final, vencendo o Rali da Jordânia por 0,2 segundos, a margem de vitória mais estreita na história do WRC.
Ogier começou o último dia com uma vantagem de 31,6 segundos, mas teve de enfrentar  a desvantagem de ser o primeiro na estrada, factor que já  tinha deixado Mikko Hirvonen, da Ford perder  mais de dois minutos após as etapas do primeiro dia.  Hirvonen e o  Ford Abu Dhabi do seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala empurraram o Fiesta RS WRC até ao limite para recuperar a diferença, ultrapassando  Sebastien Loeb na parte da manhã e, finalmente,  bater  Ogier na penúltima etapa.
"Incrível", disse Ogier. "Foi um dia incrível. Eu tive que acelerar como o diabo hoje. É uma sensação incrível. O Jari-Matti foi tão rápido  e eu tive que guiar nos limites. Estou tão feliz por isto acabar assim. "
O tempo notável  de Ogier de 5m21.720s no Stage Power foi de apenas quatro centésimos de segundo mais rápido que Hirvonen, que tinha preservado os pneus para um esforço final para garantir pontos do bónus máximo, sabendo que ele estava muito longe dos líderes para desafiá-los .
"Nós estávamos quase sobre ele e dei o máximo que tinha", disse Hirvonen, que tem dois pontos de bônus para adicionar ao seu quarto lugar da geral. "Estou um pouco desapontado com o resultado global, porque ontem esforcei-me e hoje ainda mais."
O companheiro de equipa de Ogier, Sebastien Loeb,  parecia ter resolvido o terceiro lugar geral mesmo sofrendo de sobreviragem durante todo o dia. Como de costume, porém, ele tinha algo a mais de reserva para ganhar o Stage Power, mas perdeu apenas 0,3 segundos.
"Eu fiz um grande erro perto do final da etapa", disse Loeb. "Fui completamente atirado para a  areia e parece que perdi dois segundos."
O  terceiro lugar de Loeb  permitiu-lhe ascender  à liderança do campeonato com 74 pontos, mais dois que Hirvonen.
Latvala perdeu  tempo no meio da fase final e  4,5 segundos do tempo de referência para o seu companheiro de equipa. Uma enorme recuperação no último km aproximou-o até 0,7 segundos de distância dos líderes, mas não foi o suficiente  para segurar a sua vantagem.
"Forcei muito e mesmo perdendo  estou satisfeito com o segundo lugar", disse Latvala no final da prova. "Eu acelerei o máximo que pude."
Ogier, ao conquistar o máximo de pontos,  colocou-se à frente de Latvala no campeonato, encontrando-se em terceiro lugar atrás de Hirvonen, com 69 pontos, enquanto Latvala soma 66 pontos.
A luta para a vitória entre Ogier, Latvala, Petter Solberg e Loeb ficou reduzida a  três  na SS17. " A cerca de dois quilômetros para o controlo despistá-mo-nos  para fora  da estrada e o carro  ficou preso", disse Solberg. "Havia algumas rochas muito grandes  e não fomos capazes de trazer o carro de volta à pista e continuar."
O quinto lugar geral coube ao  Stobart M-Sport Ford Fiesta RS WRC de Matthew Wilson, que tinha lutado com o ex-piloto de Fórmula 1 Kimi Raikkonen durante o percurso. A punição no início da SS19 de Raikkonen colocou-o fora do triunfo na competição, o que constituiu  um alívio para Wilson.
"Alguma coisa aconteceu após a revisão", disse Wilson. "Acho que perdemos um pouco da pré-carga no diferencial traseiro. Mesmo na recta eu não conseguia manter o carro direito e tivemos sorte em chegar no quinto lugar. No entanto,  aprendemos muito mais sobre o carro."
"Nós queríamos forçar um pouco mais foi difícil neste meu primeiro rali de cascalho", disse Raikkonen. "Em termos de condução este é provavelmente um dos meus ralis preferidos". 
Wilson e Raikkonen estão em sétimo e oitavo no campeonato, separados por quatro pontos.
Federico Villagra foi sétimo, o melhor resultado do ano para o World  Munchis Ford Rally Team. Apesar de algumas preocupações com a temperatura do óleo soube defender a sua posição do Fiesta RS WRC de Khalid Al Qassimi, que terminou em oitavo, a sua melhor colocação neste evento desde que se tornou parte do calendário WRC.
O português Bernardo Sousa cometeu a proeza de marcar um ponto no campeonato ao terminar em décimo geral, o melhor dos SWRC. Na etapa final, Bernardo queixava-se de um problema de suspensão.
"O carro portou-se bem", disse Sousa. "Puxámos ao máximo e mantivemos o carro na estrada. Nas curvas fechadas para a  esquerda  tínhamos de ser cautelosos para não colocar demasiada pressão sobre o amortecedor. Mas estou muito feliz com esta vitória. "

Bernardo de Sousa venceu categoria SWRC

osNoDriverGroup
Class
Stage
Time
PenaltiesTotal
Time
Diff
Prev
Diff
1st
12S. OGIERMA02:48:28.20:002:48:28.20.00.0
24J. LATVALAMA02:48:28.40:002:48:28.4+0.2+0.2
31S. LOEBMA02:48:55.90:002:48:55.9+27.5+27.7
43M. HIRVONENMA02:51:12.90:002:51:12.9+2:17.0+2:44.7
515M. WILSONA02:54:13.10:002:54:13.1+3:00.2+5:44.9
68K. RÄIKKÖNENMA02:54:43.10:002:54:43.1+30.0+6:14.9
77F. VILLAGRAMA02:57:46.90:002:57:46.9+3:03.8+9:18.7
810K. AL QASSIMIMA02:58:11.90:002:58:11.9+25.0+9:43.7
99D. KUIPERSMA03:02:55.70:003:02:55.7+4:43.8+14:27.5
1024B. SOUSASA03:03:33.70:003:03:33.7+38.0+15:05.5
1126K. KRUUDASA03:03:55.40:003:03:55.4+21.7+15:27.2
1227H. GASSNER JRSA03:05:55.80:003:05:55.8+2:00.4+17:27.6
136M. ØSTBERGMA03:06:03.90:003:06:03.9+8.1+17:35.7
145H. SOLBERGMA03:10:29.90:003:10:29.9+4:26.0+22:01.7
1555N. AMIOUNIA03:18:36.40:003:18:36.4+8:06.5+30:08.2
1652R. ALKETBIA03:19:32.91:103:20:42.9+2:06.5+32:14.7
1730A. LLOVERASA03:21:07.20:003:21:07.2+24.3+32:39.0
1828E. BRYNILDSENSA03:26:55.20:003:26:55.2+5:48.0+38:27.0
1912D. OLIVEIRAMA03:26:57.30:003:26:57.3+2.1+38:29.1
2053M. TANTASHA03:38:57.90:003:38:57.9+12:00.6+50:29.7
2154M. SALEHA03:42:56.10:103:43:06.1+4:08.2+54:37.9
2257N. AL-MAJALIA03:56:14.30:103:56:24.3+13:18.2+1:07:56.1
2359M. HATKA04:24:01.40:004:24:01.4+27:37.1+1:35:33.2

Sem comentários:

Enviar um comentário