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domingo, 13 de março de 2011

VOLVO o rei da segurança da SUÉCIA

A Volvo nasceu com o "Jakob" OV4


A Volvo,  que em Latim significa "eu ando", nasceu em 14 de abril de 1927, como produtora de automóveis quando o primeiro carro, o modelo "Jakob" saiu da fábrica em Gotemburgo, na Suécia. 
A Volvo foi fundada por Assar Gabrielsson e Gustaf Larsson, dois empresários determinados em aumentar a qualidade técnica dos automóveis, uma visão que marcou definitivamente a marca, de tal modo  que o rigor e segurança na construção dos seus produtos prestigiaram desde o início até à actualidade os veículos que entraram em circulação com o emblema da Volvo. . 
A nova empresa entrou no concorrido mercado europeu e  produziu os primeiros carros quer  com a carroceria fechada quer cabriolet no seu novo ÖV4, de quatro cilindros, e modelos PV4,  construídos para suportar melhor a agressividade do clima sueco do que os veículos importados nessa época dos Estados Unidos. Ambos os modelos exibiam como emblema  o símbolo da Suécia, uma linha diagonal colada sobre a grelha frontal do radiador, uma imagem de marca da Volvo imprescindível no seu  património e que ainda podem ser vistos nos modelos de hoje. 
Em 1929, a empresa sueca lançou um modelo de seis cilindros, o PV651,  mais longo e mais largo que o antecessor "Jakob". O seu estrondoso sucesso ajudou a empresa a negociar o seu fornecedor de motores e a comprar a sua primeira fábrica.  Este êxito permitiu que no final de 1931 os accionistas recebessem os primeiros dividendo da Volvo.  
O marco da  produção de 10.000 Volvo foi alcançado em Maio de 1932. Perante o sucesso dos carros da marca não demorou muito para que os concessionários Volvo pedissem  à empresa para desenvolver um carro mais barato, um Volvo "para o povo". Assim surgiu o PV 51, modelo de 1936, um carro semelhante ao anterior PV36,  um projecto que envolveu mais dinheiro na sua concepção, mas a menor dimensão e o equipamento de série mais reduzido alcançou o objectivo de ser mais acessível à bolsa dos consumidores. 

Desenvolveu-se com o PV 651


A Segunda Guerra Mundial restringiu significativamente a produção de carros da Volvo, mas no Outono de 1944 a empresa anunciou o lançamento de um dos seus carros mais carismáticos, o PV444, o primeiro carro da Volvo "verdadeiramente" pequeno, de design muito elegante, combinando o grandioso estilo americano com a menor dimensão dos automóveis europeus. O novo modelo foi um sucesso instantâneo. O PV444 e o PV544  dominaram a produção da Volvo até meados de 1960 e foram os primeiros modelos da Volvo a conquistar uma fatia do mercado importante nos Estados Unidos durante a década de 1950. 
Outro modelo bastante popular foi o Volvo 120 lançado no mercado em 1956 e baptizado como Amazonas em vários países. 


O PV 444 e o PV 544 foram um êxito tremendo

As preocupações com a segurança e a protecção dos passageiros contra acidentes foram um factor-chave neste projecto. Os carros reforçados ainda mais neste capítulo quando, em 1959, tanto o Amazonas como o PV544 foram equipados com cintos de segurança de três pontos, a primeira do mundo a fazê-lo, graças a uma invenção pioneira do chefe da Volvo no departamento de engenharia de segurança, Nils Bohlin. 
A Volvo lançou o seu primeiro desportivo, o P1800,  em 1960. Outro sucesso para a marca. O P1800 foi considerado um carro de passeio excelente e dava nas vistas  com suas linhas elegantes de coupet, sobretudo depois de  encontrar a fama em "O Santo", uma popular série de televisão em que Roger Moore conduzia um modelo destes. 


O célebre P1800 com "O Santo" Roger Moore

Em 1964 a Volvo abriu uma nova unidade de produção, em Torslanda, na Suécia, uma unidade capaz de fabricar até 200 mil carros por ano e em 1966 o Volvo 140 familiar foi introduzido inicialmente como um modelo "saloon" e mais tarde como uma "estate", ajudando a consolidar o segmento de mercado de carros de família, algo que a Volvo foi rapidamente conquistando. 
As constantes inovações em segurança e cuidado ambiental continuou em ritmo acelerado, com zonas de deformação para absorver o choque em caso de colisão, bancos traseiros para criança, colunas de direção dobrável, proteção contra colisão lateral e um catalisador  Lambdasond de três vias introduzidos em todos os Volvo no final de 1960 e início dos anos 1970. 
O Volvo 240 substituiu o 140 com níveis ainda mais elevados de qualidade e segurança.  Na Holanda, ao mesmo tempo, fabricou-se o 340, mais pequeno que 240. Estas novidades ajudaram a Volvo a ultrapassar a marca fantástica de 4 milhões de carros produzidos até ao final da década de 1970. 


A Volvo chegou aos 4 milhões com a ajuda do 340



Os Volvo da série 700, de 1982, foram mais uma etapa destes carros suecos para o mercado de gama alta . Mais tarde, estes foram substituídos pela série Volvo 400, que foi aplaudido na generalidade pelo seu excelente comportamento em estrada e a nível de segurança, bem como o seu generoso espaço interior. 
Um Volvo completamente novo e diferente foi lançado no mundo automóvel em Junho de 1991. O Volvo 850 foi o primeiro carro da marca de tracção dianteira para executivos,  com  motor transversal de cinco cilindros. O seu alto nível de segurança combinada com o prazer de condução real ganhou muitos adeptos, mesmo os mais exigentes. 


A Volvo atingiu o topo de gama com o 850

A proposta de fusão com a Renault falhou completamente na fase final das negociações, em 1993, deixando a Volvo como um dos poucos fabricantes de automóveis independente. Isto marcou uma viragem fundamental nos planos da companhia e preparou o caminho para a estratégia dos produtos da Volvo. Uma nova dinâmica revelou-se com a introdução, em 1996, do design elegante e mais arredondado do Volvo S40 e V40. 
Tanto esses modelos como o Volvo C70 coupé e conversível, que foram introduzidas mais tarde naquele ano, foram  carros que integraram todos os valores tradicionais da Volvo, desde a segurança aos cuidados ambientais, até um design desportivo, elegante, emocionante a conduzir e de avançada engenharia. 

C70 um "must" em tecnologia


Com o sedan Volvo S80, de 1998 e o V70 Van, de 1999, toda esta nova engenharia reunida nos projectos deixariam  tanto Gustaf Larson e Assar Gabrielson  reconhecidos e satisfeitos por a  Volvo exibir os seus desejos de segurança independentemente da qualidade, aliado ao  fascínio que exerce sobre os clientes de hoje no exigente mercado de carros sofisticados. 
Entre 1927 e 31 dezembro de 2009 a Volvo produziu 16.248.824 veículos. 

S80 uma obra de arte da Volvo

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